Quando os Dias Parecem Escuros

Cartaz - quando os dias parecerem escuros

 

“Desse modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não atenderam… por causa da ânsia de espírito e da dura escravidão.” Êxodo 6:9

Querida amiga, você está em angústia de espírito ou em grande adversidade? O povo de Israel também estava!

Quando povo era escravo no Egito, o Senhor ouviu o seu clamor. E por isso, enviou Moisés e Arão para irem a Faraó com uma mensagem: “Deixa ir o meu povo para que me celebre uma festa no deserto”. Faraó ficou irado porque achou que Moisés e Arão estavam distraindo o povo judeu de suas tarefas. E então, decidiu oprimir ainda mais o povo de Israel com dura servidão.

Nesse momento Deus fez uma grande promessa ao povo, mas diz a Bíblia que “eles não atenderam…por causa da ânsia de espírito e da dura escravidão” (Êxodo 5:9). Oh, como é fácil tirarmos os nossos olhos do Senhor quando estamos angustiadas ou em grande dificuldade e, assim, não ouvirmos a voz de Deus.

O Senhor estava dizendo a eles:

Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento.

Tomar-vos-ei por meu povo e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito.

E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei como possessão. Eu sou o SENHOR. (Êxodo  6:6-8)

 

O Senhor estava lhes dizendo: Eu vou livrá-los dessa servidão, eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo, e Eu irei levá-los para a terra prometida.

Uau! Que grandes promessas! Mas o povo não podia ouvir “por causa da ânsia de espírito e da dura servidão”. Israel estava se concentrando em seu próprio sofrimento e pensando que Deus os havia abandonado. Mas, esta não era a verdade! O Senhor os amava e tudo estava correndo de acordo com o plano de Deus, no tempo de Deus (que é sempre o tempo perfeito!)

Puxa, sei o como é fácil olharmos para nossos problemas e tirarmos os olhos do Senhor. Essa semana em minha vida foi uma prova real disso. Será que tem sido assim com você?  Será que as circunstâncias têm te distanciado de Deus e de Sua Palavra? Ou você tem se achegado a Ele quando em angústia de coração e, lançado sobre Ele toda a sua ansiedade? O Senhor Jesus nos convida:

“Vinde a mim todos, os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:28,29)

O Senhor a ama! E Ele nunca erra em nada que faz ou permite que aconteça! Por isso, neste momento, achegue-se a Ele em oração, derrame perante Ele toda a angústia de seu coração. Ele te dará alívio para a alma e descanso para o coração.

By Suzana Mafei Bezerra Garcia

_____________________________________________________

Leia esta história do povo de Israel no livro de Êxodo, capítulo 6.

Deixe um comentário

