Aquietando nossos corações

Aquietando nossos corações

 

Texto Bíblico: Salmo 131

1 SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.
2 Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.
3 Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.

Davi nos oferece aqui uma maneira eficaz de enfrentar situações difíceis.

A primeira lição deste pequenino salmo é nada de orgulho (v.1). As palavras soberbo, altivo ou arrogante têm o mesmo sentido: orgulhoso. O Salmista diz que não anda à procura de grandes coisas. Vivemos o século das coisas grandes: conquistas, recordes, bombas inteligentes […] Mas o que é grande aos olhos do mundo pode ser desprezível aos olhos de Deus. A maior coisa que o homem pode e deve buscar é Deus – Jesus, seu Filho, é o grande tesouro.

Neste mundo em que as pessoas estão mais à procura de fama, posição, poder e posses, precisamos pedir a Deus que nos conceda um coração humilde, que nos leve a buscar aquilo que de fato tem valor permanente. O autor do livro de Hebreus diz: “Contentem-se com o que vocês têm” (13.5) e Paulo conclui: “Tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos” (I Tm 6.8).

A segunda lição deste salmo é nada de ansiedade (v.2). O salmista diz que fez a sua alma se aquietar, se acalmar e serenar. E conseguiu ficar sossegado como a criança nos braços de sua mãe. Somos uma sociedade inquieta, nervosa, neurótica e ansiosa, mas Jesus nos traz paz, bonança e esperança.

A terceira e última lição é nada de desespero (v.3). A esperança em Deus é a nota com que o salmista encerra este salmo. A esperança é o alento do cristão. Vivemos num mundo desesperado; mas nós, filhos dos Reis dos reis, podemos colocar em Deus a nossa esperança. Nestes momentos difíceis somos convidados a nos desfazer de orgulho, ansiedade e desespero, confiando de forma absoluta em Deus, nossa âncora segura. – EOL

Extraído de Pão Diário, nº 15, devocional do dia 30 de dezembro.

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Aquietando nossos corações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s